domingo, 15 de maio de 2011

O surgimento do planeta terra

O suposto "Big Bang".
Bom, hoje vou falar sobre o surgimento do nosso planeta.
É praticamente impossível saber sobre o período em que ocorreu o que alguns chamam de Big Bang (imagem acima): uma explosão de imensas proporções que teria unido matéria suficiente para dar origem ao nosso planeta. Mas essa é uma teoria que não se pode afirmar ser verdadeira, afinal, isto teria ocorrido a bilhões de anos, quando nem a terra que hoje nós habitamos existia. Assim, falarei sobre a Terra a depois desse período.
Há aproximadamente 6,5 bilhões de anos, o nosso planeta era uma massa indistinta de magma (diversos minerais derretidos), que apresentava temperaturas altíssimas. Imagine só: o ar era formado de metano, amônia (ambos nocivos ao ser humano), hidrogênio e vapor de água (este último muito quente). A terra era apenas magma (quente o bastante para que quase nenhum ser sobreviva nele). A ausência de oxigênio e água em seu estado líquido tornava impossível o surgimento de seres vivos, sem contar a presença dos raios ultra-violeta provenientes do sol.
As elevadas temperaturas do planeta criavam um ciclo: a água se agrupava no céu, condensando e formando nuvens. Então chovia e a água, quando caía no chão evaporava imediatamente. Então ela se agrupava novamente e condensava... e assim sucessivamente. Acontece que a cada vez que chovia e a água evaporava, o chão esfriava um pouco. Com o tempo, após esse ciclo acontecer inúmeras vezes, a terra esfriou e a água pode se acumular no chão, formando os lagos, rios e oceanos.
Assim, a Terra começou a se formar como ela é hoje. Mas ainda faltavam os seres vivos. Só que isso é assunto para a próxima postagem. Até lá!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário